Encontre no blog

30 março 2013

Danças tradicionais portuguesas

No ano passado, fiz uma oficina de danças tradicionais portuguesas com a Lia Marchi, durante o Festival de Música de Ourinhos. A Lia tem trabalhos muito bacanas com manifestações artísticas tradicionais, e um deles é sobre danças portuguesas.

Durante a oficina ela contou muitas histórias sobre os bailes que acontecem na região do Alentejo, sobre a função que as danças tem no povoado, além de mostrar e ensinar pra gente diversas danças.

De todo o material que ela nos mostrou, entre livros, CD, eu fiquei particularmente encantada com o trabalho do grupo PESDELÁN. Na punta do pé é o título do primeiro trabalho deles que contém livro, CD, e DVD, que ensinam a cantar e dançar as músicas tradicionais galegas e portuguesas, de forma bastante didática.

O grupo é formado por músicos de já conhecidos grupos musicais, e trabalha com canções tradicionais dentro de roupagens originais e divertidas. Os shows que eles fazem são bem dinâmicos, para relembrar os bailes, e fazer com que público seja não só espectador, mas também participante do espetáculo!

As danças estão presentes em muitas aulas de musicalização. Você já pensou em trabalhar com danças tradicionais portuguesas? Além de apresentar para os alunos a música de outro país - que teve tanta influência na nossa música - é possível fazer um grande trabalho interdisciplinar!

Agora eu deixo para vocês algumas fotos da apresentação que fizemos durante o Festival de Música de Ourinhos, como encerramento do curso, em uma praça da cidade. E depois alguns vídeos do grupo Pesdelán. Espero que gostem!

Pessoal que fez a oficina ~ Foto de Nubia Abe

Grande baile na praça ~ Foto por Nubia Abe


Livro - CD - DVD do Pesdelán
Apresentação do grupo e do livro:


Aprendendo a dançar "Cirigoça"




Curta a página do facebook do Pesdelan!

Nenhum comentário:

Postar um comentário