Encontre no blog

27 janeiro 2013

Jogo de copos

Vocês conhecem a música "Fome Come" do grupo Palavra Cantada? Para quem não conhece, e nunca viu o clipe, nele, há um jogo de copos onde os músicos e as crianças fazem um jogo rítmico com copos enquanto acompanham a música. Vejam o clipe!


Jogos de copos é uma atividade muito legal para fazer com crianças e adultos. Já fizemos em muitas aulas na graduação, em oficinas para educadores e em diferentes trabalhos com crianças. Todos se divertem muito! É possível inventar um jogo rítmico mais simples ou mais complicado, dependendo do nível das pessoas com quem você for trabalhar. 

No livro "Lenga la lenga - Jogos de mãos e copos", da Viviane Beineke e do Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas, são propostas várias atividades com jogos rítmicos utilizando copos. E eles vem com uma partitura explicando os movimentos! É muito divertido - para todas as idades! Veja uma das músicas!


No youtube é possível encontrar alguns vídeos com diferentes jogos! Vejam esse que bacana, é do grupo Somcatado!



As possibilidades são infinitas! É possível criar uma rítmica para alguma música ou criar uma música só com o som dos copos! Apesar de ser inicialmente complicado - mas que gera nos alunos uma adrenalina boa para conseguir realizar - trabalha muitos aspectos rítmicos e a coordenação motora, de maneira lúdica e prazerosa. É uma forma divertida de brincar com música e aprender música!

O que acharam?!

Que tal agora você inventar um jogo de copos para alguma música ou criar uma música utilizando apenas copos?! Faça um vídeo e envie para a gente pelo facebook!! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário