Encontre no blog

23 outubro 2012

Curso de Atividades Músicais - Evento Letras UNESP (Araraquara)

Por Mariana Barbosa Ament

Olá queridos e queridas,

Vamos compartilhar com vocês nossa experiência de planejamento com o curso de Atividades musicais que demos no dia 2 de outubro, na UNESP - campus Araraquara!

Os autores dessa oficina foram:

André Marques - hulk_andre@hotmail.com
Mariana Barbosa Ament - edmusical.ma@gmail.com
Natália Búrigo Severino - nataliadasluzes@gmail.com

Como o evento era voltado para a área de letras, pensamos em planejar atividades que fossem interessantes para a área.
Dentre todas as atividades pensadas com muito carinho e testadas com nossa amiga Marie Guerra, escolho o "Labirinto"  para postar!!!
***

Labirinto


 Descrição: Distribuirum texto igual para cada aluno (o texto pode ser escolhido pelo professor, de acordo com o objetivo da aplicação da atividade!). Criar um labirinto no chão com descrições e informações de como o texto deve ser lido, pensando na exploração de timbres vocais, nuances, pronúncia e propriedades sonoras!

Procedimentos: Espalhados pela sala, em um “labirinto” (criado), os alunos deverão ler um texto (entregue pelo professor) obedecendo ao que foi pedido no local onde está. Após um tempo indeterminado, os alunos terão que seguir para outro caminho, sempre realizando os procedimentos pedidos.
Desse modo, cria-se um “bolo” sonoro de palavras, nuances e explorações vocais que serão realizadas de modo que os alunos realizem a atividade e ao mesmo tempo desenvolvam uma escuta do todo produzido!

Eu danço![1]  (Mário de Andrade)

Eu danço manso, muito manso.
Não canso e danço,
Danço e venço,
Manipanso...
Só não penso...
Quando nasci eu não pensava e era feliz...
Quando nasci eu já dançava,
Dançava a dança da criança,
Surupango da vingança...
Danço do berço:
Sim e não...
Dança do berço:
Não e sim...
A vida é assim...
E eu sou assim.
... Ela dançava porque tossia...
Outros dançam de soluçar...
Eu danço manso a dança do ombro...
Eu danço... não sei mais chorar!...

Conteúdo musical trabalhado: Música Contemporânea, propriedades sonoras, timbre.

Habilidades desenvolvidas: fala, compreensão textual, sonora, atenção econcentração.




[1] Texto retirado do livro: ANDRADE, Mário de. Eu danço! – Rio de Janeiro: Arte Ensaio, 2001.

***

                                 Imagem 1: Montagem do labirinto!
Sugestões para servirem como guia nas paradas durante o andamento do labirinto!

                                Imagem 2: Labirinto montado!
As ligações entre as folhas contendo as descrições de como dizer o texto foram feitos por fita adesiva!


                        Imagem 3: Atividade acontecendo!
Alunos do curso realizando a atividade: percebam que há mais de uma pessoa em um mesmo ponto do labirinto! Essa liberdade de ficar onde quiser e quanto tempo quiser traz certa movimentação no ambiente sonoro produzido!
                                
                                  
O resultado sonoro foi muito interessante!


Fizemos também algumas variações onde todos liam o texto ao mesmo tempo enquanto alguém regia as nuances que seriam obedecidas. As mais utilizadas foram gestuais indicando forte, fraco, agudo e grave! Os próprios alunos puderam realizar a experiência da regência!

O planejamento inicial foi baseado no curso que eu e a Natália fizemos de "Educação Músical de Adolescentes e Jovens", no VIII Encontro Regional da ABEM (Congresso Brasileiro de Educação Musical) - UNESP - SP.


Esperamos que tenham gostado da ideia!

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário