Encontre no blog

09 abril 2012

Paisagem Sonora e Ambientes Sociais

Como a paisagem sonora pode caracterizar um ambiente social? A paisagem sonora "desenha" os sons de um determinado espaço/lugar, mas isso seria suficiente para a caracterização social desse lugar?

Como a poluição sonora denuncia o modo de vida das pessoas, e como isso reflete no posicionamento que essas pessoas têm frente ao mundo?

Como os diversos gêneros musicais expressam sobre a vida, seu cotidiano, e os problemas causados pelo homem? Como re-aprender a ouvir?

Essas e outras questões foram levantadas durante a oficina "Paisagem Sonora e Ambientes Sociais: a Música como ferramenta para a Educação Ambiental", ministrada por mim e por Kleiton Bueno, no VIII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que aconteceu entre os dias 28 e 31 de março em Salvador, BA.

A oficina tinha o objetivo de proporcionar aos participantes a escuta de sons cotidianos e refletir sobre as consequências no meio ambiente, gerando uma escuta crítica dos sons, e expandir o olhar para as diversas questões sociais através da escuta de algumas músicas.

Juntando elementos dos métodos ativos na Educação Musical, e do pensamento crítico na Educação Ambiental, a oficina ofereceu a educadores, educadores sociais, biólogos, músicos, uma nova forma de enxergar (e escutar!) os ambientes sociais.

Oficineiros e participantes da oficina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário