Encontre no blog

23 outubro 2011

5, 4, 3, 2, 1

Essa atividade também foi realizada na oficina da Jornada Científica da UFSCar, foi retirada de "O Livro dos Jogos" de Carlos Kater*.

Procedimentos: Em roda, os alunos andam para um lado:

*5 passos, batendo uma palma no quinto passo.
*4 passos, batendo uma palma no quarto passo.
*3 passos, batendo um palma no terceiro passo.
*2 passos , batendo um palma no segundo passo.
*1 passo com palma.

Imediatamente em seguida, viram para o outro lado e refazem a série agora na ordem crescente (1,2,3,4,5).
Pode-se também repetir o exercício utilizando sons vocais ou de instrumentos no lugar das palmas. É possível alternar os sentidos de rotação da roda: nos 5 passos gira-se para um lado, nos 4 para outro e assim por diante.

Conteúdo musical trabalhado: fórmula de compasso, acentuação, andamento, pulso.
Habilidades Desenvolvidas: atenção e concentração; coordenação entre voz e movimento.

No caso do vídeo abaixo, nós dividimos a turma em dois grupos, onde uma começava contando de 1 a 5, e a outra de 5 a 1. Uma especie de cânone maluco.

Nível de dificuldade (de 0 a 5): 5. Essa atividade exige muita concentração.




* KATER, Carlos (org). Livro dos jogos. Projeto Música na Escola, Governo do Estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário